Postado Dom Abr 06, 2014 2:42 pm
Sistema de Perícias
Perícias são um meio ainda mais dinâmico para definir o seu personagem, digamos que perícias são algo em torno de "talentos" ou algo no qual seu personagem está especializado em fazer, o que o difere dos demais, seja ele um conhecimento, ou até uma capacidade a mais. Em outras palavras as perícias definem o que seu personagem sabe ou não fazer.
Exemplo: Se eu tenho perícia em criptografia, eu poderei criar e decifrar mensagens secretas com certa facilidade, porém se eu não a tiver não poderei fazer isso.
Lista de Perícias
- Anatomia Mágica: O usuário sabe muito bem como funciona o a extensa e complexo estudo dos caminhos mágicos, e tem facilidade de analisar como funciona a magia em si.
- Anatomia Humana: O usuário sabe muito bem como funciona o corpo dos seres humanos, tanto externamente quando internamente.
- Armadilhas: O usuário poderá fazer diferentes tipos de armadilhas dependendo do que tem, indo das mais simples às mais complexas, também sabe desarmá-las e rastreá-las.
- Arrombamento: O usuário sabe como abrir portas sem o uso da chave, podendo não destruir a mesma e ser silencioso.
- Atuação: O usuário pode atuar perfeitamente, podendo simular emoções que não está sentindo na realidade.
- Biologia: O usuário conhece muito sobre a fauna e a flora, podendo dizer quais são comestíveis, venenosos, medicinais e etc...
- Corrida: O usuário terá uma grande resistência ao cansaço, podendo correr longas, coisa que poucas pessoas aguentariam.
- Culinária: O usuário sabe criar diversos pratos deliciosos, a partir do uso de receitas ou criando na hora.
- Criptografia: O usuário sabe criar mensagens secretas e decifrá-las.
- Dança: O usuário sabe realizar qualquer passo de dança com extrema precisão, sendo profissional na área.
- Disfarce: O usuário pode parecer ser outras pessoas ou "ocultar" sua presença para não ser percebido facilmente.
- Doma: O usuário sabe como domar animais selvagens, entendendo poucos hábitos dos animais e coisas do tipo.
- Estratégia: O usuário consegue resolver enigmas, criá-los, ter uma boa visão de batalhas e elaborar grandes planos estratégicos. (Não decifra criptografias)
- Falsificação: O usuário sabe falsificar assinaturas, copiar letras como se fossem da pessoa desejada, copiar e criar documentos e reconhecer quando alguma coisa é falsificada.
- Farmácia: O usuário sabe preparar ou alterar remédios, sendo eles para os mais variados tipos de doenças.
- Furtividade: O usuário sabe se esconder muito bem e mover-se sem silêncio sem ser percebido.
- Geografia: O usuário terá um grande senso de direção e sabe se localizar facilmente apenas observando ao seu redor, também sabe desenhar mapas com grande facilidade e precisão.
- História: O usuário tem memorizado uma grande quantidade de fatos históricos em sua mente, sendo úteis em situações diversas.
- Instrumentos Musicais: O usuário sabe tocar qualquer tipo de instrumento musical com grande habilidade.
- Interrogatório: O usuário sabe muito bem organizar palavras para fazer perguntas habilidosas para conseguir informações do seu alvo, fazendo também pressão emocional.
- Intimidação: O usuário convence as pessoas através de ameaças, causando certo medo na vítima.
- Lábia: O usuário convence as pessoas através de papo furado e bajulação.
- Marcenaria: O usuário sabe trabalhar com diversos tipos de madeira, podendo transformá-la em armas, objetos úteis ou apenas decorativos.
- Mecânica: O usuário sabe consertas armas e máquinas, porém não sabe construí-las.
- Medicina: O usuário sabe tratar doenças, fazer curativos ou cirurgias e tratar de pessoas feridas.
- Mira: O usuário conseguirá mirar e atingir alvos pequenos a uma distância considerável.
- Natação: O usuário saberá nadar à grandes distâncias, tendo uma grande resistência ao cansaço e saberá também nadar em todos os estilos possíveis.
- Oratória: O usuário sabe falar e explicar muito bem, dominando as formas da língua culta, podendo fazer facilmente discursos e coisas do tipo.
- Persuasão: O usuário tem grande habilidade em fazer jogos mentais e mexer com a mente alheia, conseguindo induzir a vítima a fazer qualquer coisa.
- Pesca: O usuário saberá pescar muito bem, tendo uma enorme habilidade para o ofício, utilizando qualquer instrumento usado para isso.
- Pintura: O usuário sabe pintar como um profissional, podendo fazer diversas obras.
- Psicologia: O usuário conhece a mente humana e com certas informações pode até prever atitudes dos outros.
- Punga: O usuário sabe bater carteiras discretamente.
- Rastreio: O usuário sabe seguir pistas e sinais deixados por algo ou alguém.
- Sedução: O usuário sabe como causar sentimentos de atração em outras pessoas, podendo enganá-las e manipulá-las facilmente.
- Toxicologia: O usuário sabe muito sobre venenos e seus efeitos, podendo produzi-los, neutralizá-los e saber quando alguém está sobre efeito dos mesmos.
- Treinamento: O usuário sabe treinas animais para fazerem diversas coisas como truques básicos até algumas atividades avançadas.
- Veterinária: O usuário sabe tratar doenças, fazer curativos e cirurgias em animais feridos, também consegue perceber se algum animal está doente.
Como adquirir outras perícias ?
Para que se possa ganhar outra perícia, é um processo de fato simples porém com um certo grau de dificuldade. Primeiramente deverá ter certos requisitos, já que perícias só podem ser adquiridas á cada 3 leveis, em outras palavras, você consegue uma perícia inicial no level 1, outra no level 4, outra no level 7 e assim sucessivamente. Por fim para que possa aprender a perícia o player em questão deverá achar em uma aventura qualquer um modo de aprender tal perícia, não necessitando de uma aventura específica para isso. Alguns dos meios é achar algum mestre na qual possa ensina-lo ou mesmo ganhando certa experiência naquilo.
Exemplo: Em uma aventura, de tanto tentar roubar carteiras, por fim consigo a perícia Punga. Lembrando que deste modo varia da avaliação do narrador responsável.